Ti Estratégica: Essencial para manter empresas competitivas no mercado
Novas estratégias digitais do Grupo A.Yoshii impulsionam a eficiência dos processos internos, inovação em canteiros de obras, valorização do intraempreendedorismo e experiência do cliente
A digitalização na construção civil é um pilar de inovação, associado a boas práticas de gestão de pessoas e processos, trazendo resultados efetivos, competitividade no mercado e melhorando a experiência do cliente. “Antigamente, o departamento de Tecnologia da Informação se limitava a manter os computadores funcionando em uma empresa. Hoje, a TI é parte da estratégia corporativa”, resume o superintendente de TI e Inovação do Grupo, Michael Vicentim.
Na transformação digital vivenciada pela A.Yoshii, a empresa se posiciona na vanguarda, de acordo com Vicentim, “justamente pela possibilidade de gestão à vista, ou seja, o controle sobre todos os processos, resultando em melhor performance, gestão de clientes e das obras”.
Da administração aos canteiros de obras, todos os processos na A.Yoshii são 100% digitalizados. “Dentro dessa cadeia, temos, por exemplo, o setor de Recursos Humanos, responsável pela folha de pagamento, benefícios, gestão de pessoas, Plano de Desenvolvimento Individual, entre outras áreas, que são
completamente digitalizadas. Ainda se tratando de RH, dispomos de uma plataforma que gerencia todo o aspecto do desenvolvimento humano”, destaca Vicentim.
Nos canteiros, a empresa utiliza sistemas de gestão, que possuem a função de apoiar as estratégias operacionais dentro das obras.
“Todo o projeto de uma obra, incluindo o cronograma de progresso, suprimentos, contabilidade e demais aspectos, está digitalizado”, explica o superintendente. “Esta tecnologia nos dá uma visão clara do status da construção e nos permite antecipar desafios e implementar planos de ação eficazes”, completa.
Antes da implementação estratégica da TI, todos os procedimentos eram realizados manualmente. “Hoje, dispomos de um controle de gestão mais eficiente, que permite o acompanhamento integral do ciclo de vida da obra, abrangendo pessoas, processos e aspectos financeiros”, explica.
Investimento em CRM
O segmento de obras corporativas é uma área estratégica para a empresa, que atua na construção de obras industriais e corporativas para clientes de diversos setores. Neste contexto, a integração da
Tecnologia da Informação (TI), especialmente através de investimentos em CRM (Customer Relationship Management), desempenha um papel fundamental na gestão. A incorporação também se beneficia
desse investimento, com a gestão do relacionamento com cliente em um ambiente unificado.
“Se o cliente do mercado imobiliário entrar em contato com a incorporadora ou visitar o site da A.Yoshii para fazer um tour virtual 360° por um de nossos ambientes decorados, a jornada se inicia no sistema CRM e se estende até a conclusão efetiva do negócio.
Após isso, todo o acompanhamento da obra, o fluxo de pagamento, a assistência técnica e todos os processos relacionados são digitalizados”, explica.
A jornada do cliente no CRM resulta em benefícios para a empresa, como direcionamento de campanhas de marketing e aprimoramento do produto A.Yoshii. “Evidentemente, os resultados incluem ganhos
econômicos, mas também contribuem significativamente para o posicionamento da marca”, ressalta.
Hub Inova A.Yoshii
A A.Yoshii está entre as poucas empresas do Brasil que criaram uma área dedicada ao empreendedorismo interno. O INOVA.YOSHII é considerado um verdadeiro hub de inovação e reúne colaboradores, fornecedores e startups para desenvolver soluções disruptivas, criativas e inovadoras. Essas iniciativas buscam criar diferenciais competitivos para as áreas operacionais e estratégicas do setor de
construção civil.
Sob a ótica do intraempreendedorismo, a construtora motiva seus colaboradores a apresentarem ideias por meio da plataforma. “Um dos nossos principais objetivos é fomentar a cultura de inovação e estimular uma mudança de mindset voltada para a inovação em toda a equipe”, explica Michael.
Atualmente, a iniciativa se divide em 2 principais áreas: Inova.Obra, que busca soluções de inovação para o setor operacional nos canteiros de obras visando aprimorar a produtividade, a segurança do trabalho, a sustentabilidade e as ferramentas utilizadas; e o Inova.
Tech, que capta ideias inovadoras para os setores administrativo, experiência do cliente, desenvolvimento de produtos, métodos construtivos e inovações disruptivas em geral.
“No primeiro ciclo do INOVA.YOSHII, registramos mais de 300 ideias submetidas pelos colaboradores, das quais mais de 30 foram implementados. Estes abrangem desde o aprimoramento de processos até melhorias nos canteiros de obras, ferramentas e segurança do trabalho, entre outros aspectos.”
Os cases apresentados pelo INOVA.YOSHII no prêmio Executivo de TI 2023 – CIOs, evento anual organizado pela IT Mídia, foram decisivos para que Michael conquistasse a primeira colocação na categoria Indústria da Engenharia e Construção em gestão de TI.
“A premiação, embora reconheça um esforço individual, reflete a importância dos investimentos contínuos em inovação feitos pela A.Yoshii”, finaliza o superintendente.
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