A.Yoshii General Construction inicia construção do Centro de Inovação Tecnológica da UEL
A A.Yoshii General Construction promoveu no ultimo sábado (17), no canteiro de obras do futuro Centro de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o evento de inauguração da pedra fundamental da obra, marco que celebra a construção deste projeto visionário voltado ao fomento da pesquisa, tecnologia e empreendedorismo na região.

Este projeto é uma parceria entre o Governo do Estado do Paraná, a reitoria da UEL e a família Yoshii, que viabiliza o empreendimento após uma doação de R$ 12 milhões um generoso gesto que reafirma o compromisso do Grupo com a educação, o desenvolvimento científico e o bem-estar social.
“Há 25 anos, fizemos uma doação para a viabilizar a Intuel (hoje AINTEC – Agência de Inovação Tecnológica da UEL), o Centro de Inovação Tecnológica é uma continuação deste que será o primeiro parque tecnológico em uma universidade estadual do Paraná. É o resultado da parceria ente o setor privado e as autoridades do estado que abraçaram a causa e ampliaram os valores destinados ao projeto que tem por objetivo incentivar novas ideias para que sejam produzidas soluções que beneficiem a sociedade como um todo, agindo do lado da educação, do meio ambiente e da cultura”, afirma Kimiko Yoshii, idealizadora da doação.


A iniciativa também marca o início das comemorações dos 60 anos de fundação do Grupo A.Yoshii, celebrado em 2025. Para Leonardo Yoshii, CEO da companhia, a construção do Centro de Inovação Tecnológica será um ícone tanto para a história da companhia quanto para o desenvolvimento regional. “O projeto é um marco para o Paraná e coincide com as comemorações do sexagenário da A.Yoshii. A inovação e a tecnologia são dois grandes vetores de desenvolvimento de todo o estado”, ressalta.
A visão de futuro que move o projeto está enraizada nos valores do fundador do grupo, Atsushi Yoshii, que vê a doação como uma oportunidade de transformação educacional e social. “Após 60 anos de trabalho, com princípios e valores que nortearam nossas vidas, temos um sentimento de gratidão. Se pudermos deixar um legado por onde passarmos, será com este intuito”, destaca o empresário.

O novo Centro de Inovação foi concebido para ser um ambiente moderno, inspirador e funcional, com mais de 2 mil metros quadrados de área construída, serão adotados métodos construtivos eficazes, rápidos e modernos. A estrutura principal será metálica e contará com fechamentos externos que unem Steel Frame, painéis isotérmicos e Glasroc (placas de gesso com revestimento em fibra de vidro, resistente à umidade, ao fogo e aos raios UV).
A imponente fachada de vidro além de valorizar o design arquitetônico, permitirá ampla entrada de luz natural, conferindo ao espaço maior sustentabilidade, conforto térmico e visual. A proposta arquitetônica reflete a missão do projeto: oferecer um ambiente propício à inovação, à colaboração entre universidades, empresas e sociedade, e ao desenvolvimento de soluções criativas com impacto real, reforçando o papel estratégico da Universidade no ecossistema de ciência, tecnologia e inovação do estado.

COMENTÁRIOS: