Instituto A.Yoshii: compromisso com o futuro
Imagine um espaço de leitura dentro de um canteiro de obra? E que nesse espaço, todo o mobiliário fosse feito a partir dos resíduos da construção civil que seriam descartados no meio ambiente? Ampliar o olhar para além do processo construtivo é um compromisso do Grupo A.Yoshii, que há 16 anos mantém projetos e campanhas sociais por meio do Instituto A.Yoshii.
A entidade sem fins lucrativos foi idealizada por Kimiko e Atsushi Yoshii, fundadores da construtora, com o propósito de impactar positivamente a sociedade pelos pilares da educação, cultura e meio ambiente.
Os trabalhos do grupo realizados por meio do Instituto, seguem as premissas do ESG (Environmental, Social and Governance, ou em português, Ambiental, Social e Governança), termo que se tornou um “selo” de compromisso das empresas com as boas práticas, e que tem ocupado um lugar de destaque nas discussões estratégicas da construtora.
Em 2020, o Instituto foi reconhecido pelo quinto ano consecutivo com o “Selo Sesi ODS”, como uma das principais organizações que trabalham em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da ONU.
Educação e formação cidadã
Com o projeto “Canteiro da Leitura”, em Londrina (PR), os colaboradores têm acesso a livros e revistas selecionados especialmente para as realidades profissional e pessoal de cada um deles.
“É como uma biblioteca fixa dentro da obra que todos podem utilizá-la. Muitos não teriam outra forma de acessar esses conteúdos se não fosse por meio desse projeto. Os livros disponibilizados são de fácil compreensão, leves e servem de instrumentos para captar a atenção deles, e nutrir o gosto e o hábito pela leitura. Outro ponto de destaque é que todo o mobiliário foi desenvolvido com resíduos das obras, desde os assentos até as luminárias”, ressalta o presidente do Instituto A.Yoshii, Aparecido Siqueira.
Também no viés da educação, o projeto de alfabetização, em parceria com instituições de ensino, tem dado a oportunidade a colaboradores e terceirizados de participarem de aulas no ensino fundamental e médio. As atividades foram interrompidas com a pandemia, mas serão retomadas neste ano, envolvendo 40 trabalhadores.
Além dessas iniciativas, o Instituto é parceiro de entidades de assistência a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Uma delas é a Guarda Mirim de Londrina, que atende hoje cerca de 900 educandos e recebe anualmente os recursos arrecadados com o “Soul Love”, evento beneficente do Instituto A.Yoshii.
Com as doações, a Guarda Mirim realizou reformas estruturais, investiu em instrumentos de educação e segue ampliando o número de educandos. No ano passado, a entidade recebeu da A.Yoshii, a doação de 100 notebooks.
Agente transformador
Buscando outras formas de atender as entidades sociais, o Instituto promove campanhas de arrecadação de roupas, alimentos e produtos de higiene. Ao todo, mais de 50 organizações sociais já foram beneficiadas e 20 mil pessoas impactadas com essas ações, entre elas, a “Doar Faz Bem”, que já arrecadou mais de 4 mil quilos de alimentos para famílias em situação de extrema pobreza.
Com a pandemia, essas ações tiveram grande impacto em todas as cidades onde o Grupo A.Yoshii atua: Londrina, Maringá e Curitiba, no Paraná, e Campinas, em São Paulo. “Temos orgulho em colaborar com a sociedade, por mudar a realidade ao nosso redor, impactando tantas vidas”, afirma Aparecido. Ao todo, cerca de 2.500 pessoas já se envolveram com os projetos, por meio do voluntariado.
Arte sustentável e meio ambiente
Com oficinas de artesanato a partir de resíduos da construção civil, o Instituto também desenvolve um trabalho junto a mulheres em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de ajudá-las na geração de renda. O “Criando Arte” já realizou 280 oficinas, envolvendo mais de 1.200 mulheres.
É por meio de oficinas também que o Instituto realiza o “Obra&Arte”, uma iniciativa que vai além de ressignificar os materiais da construção civil, criando itens de decoração e mobiliário.
“Com o ‘Obra&Arte’, percebemos nos nossos colaboradores de obra um cuidado ainda maior com a separação e o manuseio de resíduos, além da mudança de mindset e percepção sobre eles”, diz o presidente do Instituto A.Yoshii.
Também como forma de envolver os colaboradores em ações de preservação do meio ambiente, uma vez por ano é feito o plantio de mudas de árvores com o projeto “Mais Verde”, que, em 2021, teve a participação de 40 voluntários em Londrina.
COMENTÁRIOS: