Execução Civil de Destaque na Fábrica de Celulose da Suzano
A A.Yoshii foi responsável pela execução civil das três plantas químicas da Nouryon, integradas à nova fábrica de celulose da Suzano, em Ribas do Rio Pardo (MS). Com uma área construída de 26,9 mil m², o projeto incluiu prédios administrativos, salas elétricas, bases para equipamentos e tanques, estruturas metálicas para pipe racks e pavimentação de concreto armado. A grandiosidade da obra é evidenciada pelo uso de 31 mil m³ de concreto usinado e mais de 75 km de estacas de fundação.
Um dos desafios foi mobilizar mão de obra de várias regiões do Brasil, com foco em qualidade e segurança. Isso resultou em 1 milhão de horas trabalhadas sem acidentes, marco que rendeu o Prêmio SSQVMA pela Suzano e reconhecimento do Instituto de Engenharia como uma das melhores obras industriais do Brasil.
A instalação de uma usina de concreto exclusiva foi um diferencial para atender os prazos exigentes. O uso de reengenharia e técnicas como solo-cimento otimizou a execução, reforçando o compromisso da A.Yoshii com inovação, segurança e eficiência em projetos de grande escala.
COMENTÁRIOS: