18 de dezembro de 2023 Engenharia e Tecnologia

Planejar é importante; Gerir é fundamental; Executar com segurança é determinante

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Etapa inicial de obras corporativas é uma das mais importantes para execução de construções de alta complexidade

Empreendimentos corporativos como centros comerciais, parques industriais e fábricas chamam a atenção quando finalizamos, sobretudo, pela grandiosidade e imponência da estrutura. Até chegar a esse momento, no entanto, existe um longo percurso e trabalhos prévios de planejamento e execução. Cada passo, cada material, cada profissional envolvido deve ser, minunciosamente, avaliado para que o cronograma seja executado, imprevistos minimizados e investimentos sigam conforme o orçado. Alicerçando todo o trabalho deve existir uma equipe preparada tecnicamente e atualizada em tecnologias e processos para conduzir as etapas.

De acordo com o diretor de obras corporativas da A.Yoshii, Evandro Zagatto, compreender a necessidade do cliente e suas expectativas com os resultados, é a principal base para efetividade das ações. Desta forma, alguns pontos devem ser mapeados para que a obra seja executada de forma mais adequada ao cronograma proposto, como, por exemplo, a definição dos métodos construtivos, número de colaboradores necessários, equipamentos e o ritmo que a obra deve ter em cada etapa.

Durante esse processo, são realizadas diversas reuniões com o cliente para esclarecer e alinhar todas essas definições de plano de execução da obra. “As metodologias de gestão do projeto e contrato devem levar como premissa o total controle do escopo, do custo e do prazo”, pontua o diretor, acrescentando que, cada obra possui as suas características e o departamento de planejamento e orçamento busca, constantemente, novas alternativas construtivas gerando um diferencial competitivo, assegurando mais eficiência e efetividade à execução.

O coordenador de Planejamento, André Moreno Szpoganicz, explica que, uma das principais características da empresa é a seriedade com relação aos prazos assumidos com os clientes, a responsabilidade com os custos e qualidade construtiva. “Para cada obra a ser executada, temos um planejamento executivo que discrimina todas as etapas da obra, de forma detalhada e sequenciada no cronograma de execução”, André complementa que “Quanto mais tempo investimos no planejamento de uma obra, no estudo de métodos executivos, as chances de frustração das expectativas dos clientes e da empresa são minimizadas”.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!